Novas soluções a serviço da saúde

O uso contínuo das novas tecnologias na área da saúde é um tema necessário entre médicos de todas as especialidades. Na medicina do trabalho não poderia ser mais importante e útil. Estar atento a novas tendências e soluções para aperfeiçoar e agilizar o atendimento ao paciente/trabalhador é primordial.

Resumidamente, sabemos que a medicina do trabalho é um conjunto de esforços em prol da saúde e bem-estar dos trabalhadores, visando tanto a prevenção de doenças quanto a promoção da qualidade de vida. Mas, e se esses esforços da medicina puderem vir acompanhados da praticidade e conexões da tecnologia?

Um assunto muito debatido pelos atuais profissionais de saúde é a Telemedicina e, entre as vantagens apontadas pela nova tecnologia, estão a diminuição de custo, agilidade e precisão. De forma geral, a telemedicina oportuniza a troca de informações médicas por meio da internet, utilizando ferramentas tecnológicas práticas e seguras.

Pela legislação trabalhista, há uma série de cuidados que as organizações precisam ter para zelar pelos seus funcionários. Entre estes cuidados estão a realização de exames antes da contratação, durante a jornada e após a demissão do funcionário. E a telemedicina é útil em cada uma dessas etapas.

Porém, as tendências mundiais e novas tecnologias a serviço da saúde e do bem estar do profissional não param por aí. A cada dia, mais novidades e soluções são criadas para acompanhar o crescimento da área de medicina ocupacional e aprimorar a eficiência do setor.

Prontuários eletrônicos, telediagnósdicos, sistemas de gestão ocupacional e Internet das coisas são apenas alguns dos termos que devemos estudar e nos aprofundar agora e nos próximos anos. Porém, não podemos esquecer de aliar toda essa tecnologia ao contato pessoal com os pacientes. Por enquanto, nada substitui essa proximidade.

Fonte: Portal da Telemedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *